Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Panacéia

Veja para que serve Panacéia

Panacéia (Solanum cernuum)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Diurético. Para cólicas renais, calculose.

FORMAS UTILIZADAS:

- Chá (rasura)

- Tintura (líquido)

 

Panacéia

(Solanum cernuum)
É muito comum as pessoas nos procurarem dizendo: "Você conhece tal planta? Ela é tão boa que serve para tudo". Calmamente nós dizemos: "Veja bem, não é bem assim! Ela até pode ser boa para muitas doenças, mas não podemos dizer que ela é boa para tudo (até existe uma planta com este nome "paratudo"). Se ela fosse realmente boa para todas as doenças, não precisaríamos das outras, não é verdade?" Mas a população é assim mesmo. Ao mesmo tempo em que é detento-ra de uma sabedoria infinita, às vezes meio que exagera um pouco, e aí é necessário o bom senso para saber até onde podemos acreditar em suas afirmações. Na área farmacêutica também existem situações em que se diz que o fitoterápico "serve para tudo": o termo é Panacéia. Sendo assim, tecnicamente panacéia é aquele fitoterápico que teoricamente serve para uma infinidade de doenças.
Esclarecido o termo técnico panacéia, vamos agora falar da planta de nome panacéia, a Solanum cernuum e, provavelmente, ela possui este nome devido à grande amplitude de aplicações que possui. Planta arbustiva, medindo cerca de 2 a 3 metros, com caule extremamente piloso, com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos pelos, parecendo uma patinha do bicho preguiça e é por isto que também é conhecida como braço-de-preguiça. Suas folhas são de um verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro, com a presença de muitos pelos. Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, mas elas não sabem o que estão perdendo.
Mas afinal de contas em que situações podemos empregar a panacéia? Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas. Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática. Acredito que devido a tantas ações é que as pessoas acabam dizendo que serve para tudo (panacéia). Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Prova-velmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor. Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul.
Quem tiver um espaço em seu jardim ou no fundo do quintal pense em plantar uma mudinha de panacéia que ficará um arbusto bonito e útil para os residentes e a vizinhança.

Fonte: www.oficinadeervas.com.br/


Siga Bushcraft Minas no Twitter

Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Deixe seu comentário

Um comentário: