Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quarta-feira, 7 de março de 2012

Balsas

Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.

Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneirias sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete. Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneiria, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneiria e a limpeza do local.

Criada a necessidade de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneirias é assunto da auto-educação porque da formação e proporciona uma abundancia de satisfações.

A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para o próprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.

Balsas

Explorar um rio, acampando da mesma forma como um jornada é uma excelente atividade. Porem não se deve admitir na embarcação alguém que não saiba nadar, que não use colete salva vidas e que não tenha conhecimento de todas as regras de segurança exigidas para este tipo de atividade. Uma dessas regras é sempre carregar consigo um apito, de tom agudo, para usá-lo em caso de emergência.

Carregar o equipamento mínimo necessário para este tipo de atividade é obrigação de todos os participante. Temos que verificar se existe colete salva-vidas para todos, se os remos estão em boas condições e são em numero suficientes, cordas para apoio, primeiros socorros, saber as condições de onde se vai navegar, comunicar as autoridades locais sobre sua atividade, possuir algum meio de comunicação em caso de emergência, quer seja radio, celular ou outro meio existente, não abrir mão de todas as autorizações exigidas. Verificando estes itens e se organizando uma atividade segura o êxito já esta garantido.

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.geat.com.br

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário