Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tomahawk

"Tomahawk" Tipo de machado leve utilizado inicialmente pelos índios norte-americanos. Historicamente, o primeiro registro de seu uso (quando ainda de pedra) foi por parte dos índios da tribo Algonquin, na região que é o atual Estado da Virgínia. Comerciantes europeus que forneciam equipamentos copiaram-nos em bronze e aço e estes foram levados às primitivas fronteiras dos EUA por negociantes de peles para troca com os índios. Dada a sua eficácia tanto como ferramenta quanto como arma, foi também muito usado na Guerra da Independência dos EUA, ainda no século 18, e no século 19 pelos homens das montanhas. Existiram em diversos tipos, mas os mais conhecidos são: "pipe tomahawk", ou "tomahawk-cachimbo" (com um receptáculo acima da lâmina para a inserção de fumo e empunhadura perfurada para a passagem da fumaça), e "spike tomahawk", ou "tomahawk-espigão" (com uma projeção pontiaguda acima da lâmina).

A palavra "tomahawk" é uma derivação da fonética "tamahakan" no idioma das tribos índias Algonquin e Iroquois que habitavam o Leste da América do Norte. Originalmente, essa fonética aplicava-se a toda uma classe de armas para golpear, compreendendo as maças de guerra feitas de madeiras duras e pedras ("war clubs") e os primitivos machados deste último material. Assim, por analogia, essas e outras tribos dos EUA passaram a chamar de "tamahak" os primeiros machados de metal recebidos de comerciantes europeus (principalmente os franceses) que se dedicavam ao comércio de peles nas fronteiras norte-americanas ainda por volta de 1630. Estes, como eram tecnicamente muito superiores aos de pedra, rapidamente tornaram-se itens disputadissimos entre as populações indígenas daquele país. Tudo leva a crer que as primeiras tentativas de fornecimento de machadinhos de metal aos índios norte-americanos foi através de simples cópias européias dos modelos em pedra, isto certamente tendo sido rapidamente abandonado, haja vista a raridade atual de alguns poucos exemplares assim constituidos que chegaram aos nossos dias. Os próprios indígenas devem ter concluido que os modelos dos colonizadores brancos eram bem superiores.

Segundo alguns historiadores norte-americanos, o têrmo "tomahawk" também já era amplamente utilizado por volta de 1720..pelos colonizadores da Virginia para definir um machado de pequenas dimensões, independente de seu uso se fazer por índios ou por brancos e na época da Guerra da Independência dos EUA (1776) integrantes de milícias das 13 colônias revolucionárias portavam regularmente "tomahawks", bem como também o faziam alguns batalhões do exército britânico do período.. Por volta de 1810, ao se iniciar o efetivo desbravamento e colonização do Oeste Selvagem por norte-americanos e a intensificação do comércio das peles de castor por homens das montanhas, os "tomahawks" foram uma importante moeda de troca nas relações comerciais com os índios.

Machado Tático Tomahawk M48 United Cutlery

Tomahawk americano

Machado tático de gume duplo do Tomahawk/machado da caça


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.knifeco.ppg.br

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário