Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

segunda-feira, 12 de março de 2012

O que fazer em caso de assalto?

A prática de roubo já se tornou acontecimento comum na maioria das capitais do Brasil. O crescimento das cidades, traz consigo a violência urbana e é desta violência que devemos nos proteger. Praticamente todos nós já tivemos um parente ou amigo que foi assaltado ou esteve sob a mira de um revolver. Alguns saíram ilesos e outros, infelizmente, foram baleados.

Aí surge uma pergunta importante e útil: Por que algumas vitimas morrem nas mãos de um ladrão e a grande maioria sai ilesa, perdendo apenas seus pertences? A resposta a esta pergunta é crucial para a sobrevivência de muitas vitimas.

Preste bastante atenção no relato de um bárbaro crime que ocorreu na ultima sexta feira pela manha: Valdir da Silva deixava sua residência no Embu com seu veiculo, acompanhado do filho Mateus de apenas 3 anos. Repentinamente surgem dois marginais armados que anunciam o assalto. O susto, teria feito o motorista acelerar o carro. Um dos criminosos fez um disparo que atingiu o peito da criança que faleceu antes de chegar ao pronto socorro.

Vamos supor que o amigo leitor fosse convidado para ir a um acampamento no meio da selva amazônica. Provavelmente você teria antes de passar por um treinamento para aprender a lidar com os perigos da mata fechada e suas armadilhas ardilosas. Sabedor de todas essas orientações, você com certeza correria menos riscos do que uma pessoa que se recusa a aprender essas informações valiosas.

Vamos a um outro caso que vivenciei como Delegado de Polícia. O ajudante geral M.H.B. conduzia sua motocicleta, com a namorada na garupa, na região de Palmeiras. Repentinamente surge outro motociclista que emparelha sua moto com M.H.B. O garupa saca de sua arma de fogo e anuncia o assalto. O ajudante geral acelera a motocicleta e o marginal faz um disparo atingindo as costa da namorada de M.H.B. que fica paraplégica.

 Graças a uma competente investigação os assaltantes, uma semana depois, foram presos em Ribeirão Pires. Mas, como se portar durante um assalto:

1)No momento em que o bandido tira o revolver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se.

2)Jamais reaja, pois 80% das vitimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.

3)Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.

 4) Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.

5) Antes de realizar qualquer movimento(principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revolver.

 6)Após anunciar o movimento que pretende realizar , faca-os de maneira lenta, sem afobação.

7) Evite de qualquer forma movimentos bruscos e rápidos.

JORGE LORDELLO
Especialista em Segurança Pública, Delegado de Polícia(SP),
Escritor e pesquisador na área de Segurança Pública

»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário