Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

domingo, 11 de março de 2012

Como agir em casos de Desastres Naturais

Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)

Como Agir em Caso de Desastres

A Defesa Civil orienta, mas existem coisas que só você, que vive perto do problema, pode fazer

Vendavais

São perturbações atmosféricas devido ao deslocamento violento de uma ou mais massas de ar. Um vendaval é, cientificamente falando, um deslocamento de ar que alcance 10 pontos na escala de Beaufort, tendo velocidades entre 88 a 102 km/h. Ventos com velocidades maiores recebem outras denominações, como o ciclone extratropical (de 103 a 119 km/h) e o furacão (acima de 120 km/h). Normalmente os vendavais são acompanhados de chuva indicando um superarquecimento e por conseguinte a formação de cumulusninbus isolado, que é um dos causadores das violentas correntes de ar. Tempestades relacionadas a esse tipo de nuvem aprensenta grande quantidade de raios com trovões e relâmpagos.

Danos: Os vendavais derrubam árvores, causam dano a plantações, destroem fiações, provocam interrupções nas telecomunicações e no fornecimento de eletricidade, provocam enxurradas, alagamentos, danos em habitações, destelhamentos, traumatismos por objetos carregados pelo vento, afogamento, deslizamento e desmoronamentos.

Precauções: Revise a resistência de sua casa, olhar o madeiramento de apoio do telhado, a estrutura do telhado. Durante um vendaval desligue aparelhos elétricos e o gás. Coloque no piso todos os objetos que possam cair.

Pós-desastre: Ajude na limpeza e recuperação da área onde está, priorizando a desobstrução de ruas e vias de acesso. Ajude e encaminhe as vítimas que precisem de ajuda especializada, contate os bombeiros ou a defesa civil municipal e evite procurar serviços hospitalares e de comunicação caso não haja uma alta prioridade.


Inundações

São caracterizadas por grandes volumes de água sem uma via eficiente de escoamento, ou o acumulo dessa massa de água em vales, cidades próximas a rios, no pé de montanhas e etc. Pode ser causado pela cheia de rios, acidentes em barragens ou (mais comumente) com chuvas intensas. Nas enchentes, o nível da água sobe e se mantem alto durante algum tempo. Normalmente esse tipo de inundação é cíclica e sazonal.
Outra modalidade de inundação é o alagamento, que é causado normalmente por um sistema de drenagem deficitário em uma cidade ou a dificuldade de vazão das águas acumuladas.

Danos: Perda material, deslizamentos, destruição de casas e outras estruturas, mortes e ferimentos variados.

Precauções: Mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido de sua casa. observe a estrutura de sua casa, coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico em local protegido. Planeje um abrigo e a rota de acesso a ele, matenha aparelhos elétricos desligados das tomadas e o lixo protegido e separado em áreas livres da inundação. Limpe as canaletas de água de sua casa, telhados, evite jogar lixo por aí para não entupir bocas de lobo e bueiros.

Pós-desastre: Enterre animais mortos e limpe os escombros e lama, lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas, separe o lixo para a limpeza pública, veja se a estrutura de sua moradia está segura e tome cuidado com animais que possam ter buscado refugio em objetos ou comodos como aranhas e cobras. Nunca beba água da enchente nem coma alimentos que estiveram em contato com ela.


Geadas

Ocorrem pelo congelamento do vapor d'água na atmosfera, decorrente de uma temperatura ambiental baixo (0ºC ou menos). No brasil ela costuma ocorrer nos planaltos sulinos e nas áreas montanhosas da região sudeste.

Danos: Os maiores prejuízos ocorrem com as plantações de café, frutas cítricas e demais frutas de clima temperado e produtos hortifrutigranjeiros.

Precauções: Por causar mais danos a agricultores, recomenda-se que cada agricultor tenha um seguro agrícola, selecione culturas resistentes a geada, cultivar espécies vulneráveis ao frio em ambiente protegido, construir açudes para represar água acima dos cafezais (uma ótima prática preventiva) e evitar plantar em baixadas e encostas baixas.


Incêndio florestal

É a propagação de fogo em áreas florestais e de savana, ocorrendo normalmente durante a estiagem e redução da unidade ambiental. Os incêndios podem ser iniciados por combustão espontânea ou ações/omissões humanas.

Danos: Destruição de árvores, redução da fertilidade do solo, redução da resistência das árvores ao ataque de pragas, redução da biodiversidade, alterações drásticas dos biotípos, reduzindo o equilibrio entre flora e fauna, facilitação dos processos erosivos, redução da proteção das nascentes, mortes, danos físicos, desalojamento e danos em casas e outras estruturas.

Precauções: Construção de aceiros em propriedades rurais, plantação de cortinas de segurança com vegetação menos inflamáveis, contrução de barragens de água, estradas vicinais e vigilância rotineira.

Pós-desastre: Na verdade o grande problema é parar uma queimada. Nunca tente para-la sozinho, sempre busque ajuda dos bombeiros, defesa civil ou outro grupo especializado. Eles irão instruir em ultimo caso o que você e pessoas próximas podem fazer a respeito em cada caso.


Deslizamento

Ocorre quando há deslize de material sólido, como rochas, terra, vegetação ou edificações, em um terreno inclinado. Este tipo de desastre vem ocorrendo com mais frequência em decorrência do crescimento desordenado das cidades e da ocupação de áreas de risco pela população. Normalmente os deslizamentos ocorrem em épocas de chuva.

Dano: Ferimentos, mortes e danos materiais.

Precauções: Não ocupe áreas de risco, na dúvida contacte o corpo de bombeiros. não permanece em áreas de risco durante a chuva e mantenha um plano de evacuação caso não possa sair do local previamente. Não desmate a área inclinada e se possível, plante espécimes com raízes profundas para firmar o solo. Se possível use canaletas para guiar a água e não deixa-la acumular na área e evite o acumulo de lixo, entulho ou outros empecilhos para o escoamento da água.

Pós-desastre: Saia de perto da área, afaste curiosos e deixe os bombeiros agirem. Sempre há o risco de haver mais deslizamentos na mesma área


Raios e tempestades

Tempestades são chuvas com raios, provenientes de uma cumulunimbus. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de 1/1.000.000, sendo assim a maioria dos danos deste tipo de desastre são todos efeitos colaterais, podendo envolver deslizamentos, alagamentos e etc. Ainda assim o raio é o maior perigo de uma tempestade, matando em média 100 pessoas por ano (dados da Secretaria de Defesa Civíl).

Dano: Morte, ferimentos e sequelas de longa duração, danos materiais.

Precauções: Procure uma proteção para a tempestade mas evite ficar em lugares de estrutura fragil como celeiros, torres como antenas ou postes, evite ficar em campo aberto, em baixo de árvores isoladas, no topo de montes ou colinas, no topo de prédios, linhas telefônicas ou elétricas, evite ficar dentro de carros conversíveis (sem capota fixa), evite usar equipamentos elétricos e telefones (com exceção dos telefones fixos sem fio), afaste-se de cercas metálicas e janelas.

Pós-desastre: Medidas padrão.


Granizo

Precipitação de granulos ou pelotas de gelo, causada pelo congelamento da chuva ou recongelamento de flocos de neve.

Dano: Danos a agricultura, danos materiais como destelhamento, telhas e vidros quebrados, carros amassados, ferimentos e em alguns casos, morte. Precauções: Evite transitar com seu veículo pelas ruas pelo risco de derrapagem, procure um abrigo resistente, não fique próximo a antenas e torres (que podem cair devido ao vento) nem árvores (podem quebrar). no caso dos fruticultores, procure institutos de metereologia local para obter ajuda preventiva como por exemplo foguetes com substâncias higroscópicas (para evitar o congelamento da chuva nas nuvens).

Pós-desastre: Medidas padrão.


Tornado

O tornado é um redemoinho de vento formados na baixa atmosfera com alto poder de sucção, extremamente danoso embora tenha uma duração relativamente curta.

Dano: Danos nas plantações, destrói árvores, durruba fiações, danos em edificações, destelhamentos, ferimentos, morte, deslizamento, desmoronamento, enxurradas, dentre outros.

Precauções: Verifique a resistência de sua casa, se possível se abrigue em um porão ou outro local subterrâneo. evite ficar próximo a árvores, postes, torres, outdoors, e demais estruturas que podem ser carregadas pelo vento. se estiver em ambiente aberto procure um buraco ou vala e permaneça deitado.

Pós-desastre: Evite edificações até ter certeza que são seguras (em geral analizadas por alguma autoridade), evite postes e fios caídos, não use serviços hospitalares ou de comunicação a menos que seja realmente urgente.


Se quiser saber mais sobre A secretaria de Defesa Civil acesse o site http://www.defesacivil.gov.br

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário