Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 22 de março de 2012

Molinete

Existem molinetes de vários tamanhos e tem pouca variação no modelo. São mais simples de manusear e populares. Pode-se trocar por carretéis, variando o tipo de linha rapidamente porque geralmente o molinete é vendido com dois carretéis.

As características do molinete fazem dele o equipamento ideal para os iniciantes. São fáceis de manejar, fáceis de arremessar e não formam “cabeleira” – linha solta e embolada no carretel. Seu melhor desempenho é em pescarias leves (peixes menores), embora existam modelos, como o “extra-pesado”, que suportam linha acima de 25 libras, usadas para peixes maiores. Eles também são indicados para pescarias em dias de muito vento, pois, nessas condições, garantem maior precisão aos arremessos.

MOLINETE
Vantagens Desvantagens
Arremessar bem em situações sem vento. Maior desgaste da linha, pois as mesmas são torcidas quando enroladas no carretel e sofre maior atrito com os passadores da vara.
Tem manejo extremamente simples, mesmo para principiantes. Tem mecanismo relativamente delicado, não indicado para peixes grandes.
Arremessa bem iscas muito leves. Não proporcionam muita precisão no arremesso.
Arremessa mais longe que as carretilhas convencionais. Arremessos relativamente curtos, que podem ser melhorados com o uso de carretel cônico.
  Péssima para dias de vento, pela excessiva "barriga" que libera no ato do arremesso.

Colocando a linha:
A colocação de linha em um molinete requer um pouco de cuidado para não o fazer com a linha torcida. Se, nas primeiras voltas, você reparar que a linha está torcendo, corrija-a virando o carretel e voltando a abastecê-lo. Caso se disponha de carretéis sobressalentes, recomenda-se abastecê-los com linhas de espessuras diferentes, aumentando os recursos do equipamento. Mas, em qualquer caso, o mais importante é que o carretel esteja carregado corretamente (veja ilustração acima), cheio, mas sem excessos, até o limite adequado, possibilitando uma boa saída de linha. Linha demais resultará em “cabeleira”, ao passo que linha de menos impedirá bons arremessos por causa do excessivo atrito contra o flange do carretel. O limite máximo aceitável é onde começa a curvatura da borda da flange, onde a linha se acomoda sem escorregar e sem se afrouxar. Passando deste ponto, a linha escorregará e não se assentará porque estará sobre a borda do flange.

Regulando a fricção:
Deve ser feita a ¼ de resistência da linha usada ou da vara, quando esta for de resistência menor que a linha. Exemplo: se você abasteceu o seu molinete com linha de 12 libras de resistência, o seu ajuste deverá ser de 3 libras. Para executar esse ajuste, monte seu conjunto vara, molinete e a linha passada, coloque uma balança na ponta da linha e aplique pressão na vara. Ela deverá acusar as 3 libras quando começar a soltar linha e, caso a marcação seja inferior, gire o botão de regulagem de forma a apertar mais a fricção até atingir as 3 libras. Caso marque a maior, gire o botão de regulagem de forma a soltar mais fricção para atingir as 3 libras desejadas. Para conversão de libras em quilos, multiplique o valor em libras por 0,4536.

Cuidados de manutenção:
Após usá-lo, trave a fricção e lave-o em água corrente usando uma escova macia, com atenção para o guia fio e manivela, locais onde pode acumular sujeira como barro ou areia. Após secá-lo, lubrifique-o com uma gota de óleo tipo “Singer”. A lubrificação externa do molinete merece um cuidado especial e só deve ser feita sem o carretel, para evitar o contato do óleo com o nylon. Lubrifique parafusos, controlador de anti-recuo, engrenagens de freio, guarda-linha, manivelas e evite graxas nas áreas externas para dificultar a aderência de areia ou outras partículas. Não use excessivamente óleos e graxas para evitar vazamentos. Após um pescaria em água salgada, molhe levemente um pano com silicone, arremesse em seco e recolha a linha passando-a dentro do pano com silicone, isso evitará o ressecamento do nylon.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário