Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como se manter hidratado quando está perdido na selva

Procurar por água é a primeira dica quando se está perdido na selva sem comida. Fazer trilhas por matas é muito prazeiroso e importante para manter corpo e mente saudáveis, porém é fundamental se preparar para situações difíceis que é mais comum do que imaginamos: se perder e ficar alguns dias sem água. Todos sabemos que o corpo humano sobrevive sem comida por vários dias, porém sem água nós não passamos de 7 dias. Quando se está perdido em uma selva os primeiras cuidados a se tomar é: - Manter a calma e o equilíbrio emocional - Procurar por água. É importante fazer isso antes mesmo de sentir muita sede, pois a sede é o sinal que o nosso corpo já está desidratado, e se durar muitas horas pode causar insuficiência cardíaca, diminuir o fluxo sanguíneo, causando o mau funcionamento dos órgãos e, consequentemente, a morte.

Instruções

  1. 1
    Onde procurar por água na selva:

    - Em cipós, raízes grossas de árvores e bambus: faça um corte nas divisões/miolos que aparecem nesse tipo de vegetação. Em quase toda mata há cipós e raízes grossas, portanto é possível você estocar água desse tipo de vegetação. No caso dos bambus, fique atento para não beber água quando esse estiver com aspecto escurecido.
    - Nas folhas e caules de plantas: durante uma chuva faça um funil com a folha, pois fica mais fácil juntar a água.
    - Nas folhas das Bromélias: preste atenção antes de beber a água pra ver se não tem nenhum bicho – as cobras e outros animais gostam de se esconder nas folhas dessas plantas. Observe se há larvas ou outros tipos de bichinhos minúsculos.
    - Procure por rios ou riachos: tente procurar a nascente. É importante sempre andar com cloro para que em uma situação de emergência você possa misturar em águas não muito confiáveis. Usar de uma a três gotas de cloro para cada litro de água, espere até meia hora para consumir. Em caso de você não ter cloro, ferva a água antes de beber.
    - Se você encontrar macacos ou algum outro mamífero, observe-os para saber aonde buscam água.
  2. 2
    Atitudes para não se desidratar ainda mais:

    -Proteja-se do SOL para que o processo de desidradatação não seja ainda mais rápido.
    -Poupe suas energias de caminhadas e movimentos desnecessários.
    -Use algo para proteger a cabeça ( chapéu/panofino ) quando precisar andar no sol para assim retardar o processo de desidratação.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.assimsefaz.com.br

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário