Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como saber que plantas o podem ajudar quando está perdido na selva

Já os mais antigos diziam que momentos drásticos exigem ações e medidas ainda mais drásticas. Assim, se por ventura um dia você ficar perdido na selva sem comida, obrigatoriamente que tem de arranjar um modo de se alimentar e sobreviver. Se por acaso você conhecer minimamente a área na qual se perdeu, aí terá mais chances de se adaptar e encontrar plantas que possam ser ingeridas, mas num cenário ainda mais adverso e que você não tenha conhecimento algum da zona, você tem que seguir determinados procedimentos, no sentido de encontrar e distinguir quais as plantas poderá ingerir.

Instruções

  1. 1
    Assim, o ideal é sempre ter uma atitude preventiva e ir preparado para o caso de algo correr mal. Estude a fauna e a flora da região para a qual pretende viajar ou deseja explorar e esteja sempre acompanhado por um livro que contenha a designação das plantas.

    No caso de estar perdido então:

    - Procure e encontre uma planta que exista em relativa abundância. Uma vez que vai testar se a planta é ou não comestível, é conveniente que existe em quantidade suficiente para você se alimentar por algum tempo.

    - Depois de escolher a planta que irá ingerir, é necessário separar as diferentes partes da planta.

    - É importante saber e comprovar se a planta é venenosa através do contato. Assim encoste a planta e esfregue no cotovelo ou no pulso. Logicamente que é preferível ficar com a pele irritada do que morrer por envenenamento, daí a importância deste teste, pois minimiza os possíveis danos causados.

    - Se nas próximas 8 horas ao contato você não desenvolver nenhuma reação alérgica, pode passar ao próximo passo, que é ingerir a planta. Algumas plantas apenas possuem características venenosas quando são comidas cruas. Assim é sempre aconselhável cozinhar primeiro (caso seja possível).

    - Depois da planta cozinhada pegue um pedaço e segure ele encostado ao lábio por breves minutos. Se sentir alguma sensação estranha, como coceira ou queimadura pare imediatamente o teste e siga para a escolha de outra planta.

    - Na próxima fase coloque uma porção cozinhada na língua. O mesmo se aplica ao teste anterior. Se sentir alguma sensação de mau estar aborte o teste. É crucial não mastigar a planta, apenas coloca-la na boca (este teste dura cerca de 15 minutos).

    - Se continuar a inexistência de sinais de intoxicação, comece mastigando a porção da planta e engula. Após a ingestão da planta é essencial não comer nem beber mais nada nas próximas horas, pois pode ainda desenvolver reações alérgicas. Caso se sinta enjoado ou com uma sensação de tontura force imediatamente o vômito e beba água até não poder mais

    - Após este período se continuar a ausência de sintomas anômalos prepare novamente a ingestão de novas porções. É importante seguir o mesmo procedimento, ou seja, cozinhar da mesma forma a mesma parte da planta para que as condições sejam exatamente iguais às iniciais.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.assimsefaz.com.br

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário