Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Alimentos de Origem Vegetal

6-8. INTRODUÇÃO

Cada região possui recursos naturais e os regionais utilizam formas e processos peculiares para procurá-los e prepará-los. O habitante local, o nativo, será sempre uma fonte de referência útil. Caso não possa ele próprio fornecer algum recurso alimentar, poderá informar quanto às possibilidades da região, nesse particular.

6-9. REGRAS GERAIS

a. Existem mais de 300 mil espécies vegetais catalogadas no mundo, sendo a maioria delas comestíveis e pouquíssimas as que matam quando ingeridas em pequenas quantidades. Não há uma forma absoluta para identificar as venenosas. Seguindo-se a regra abaixo, poder-se-á utilizar qualquer vegetal, fruto ou tubérculo, sem perigo de intoxicação ou mesmo envenenamento.

"NÃO DEVEM SER CONSUMIDOS" os vegetais que forem cabeludos e tenham sabor amargo e seiva leitosa, ou, minemonicamente, CAL:


C - cabeludos;
A - amargo sabor;
L - leitosa seiva.

OBSERVAÇÃO: Exceção será feita ao amapá, à sorva e ao abiu.

b. Qualquer fruto comido pelos animais poderá também ser consumido pelo homem.

c. Se uma planta não for identificada, outra regra básica é utilizar exclusivamente os brotos, de preferência os subterrâneos, pois serão mais tenros e saborosos.

d. Nas regiões onde houver igarapés, seguindo seus cursos, obter-se-ão alimentos vegetais com maior facilidade.

e. Não há na área amazônica palmitos tóxicos; todos podem ser consumidos: buriti, bacaba, açaí, patauá. Apresentam-se sempre como prolongamento central do tronco, sendo o seu tamanho proporcional à idade da palmácea.

f. Os alimentos de origem vegetal estarão sempre na dependência da época do ano e da distribuição geográfica.

g. Para eliminar a toxidez de alguns vegetais basta fervê-los durante cinco minutos, realizando a troca de água por duas ou três vezes nesse período. Após isto o vegetal poderá ser consumido. São exceções a esta regra os cogumelos.

h. Se o sobrevivente consumir exclusivamente vegetais, deverá fazê-lo de forma moderada até que seu organismo se acostume à nova dieta.

6-10. VEGETAIS COMESTÍVEIS a. Os mais conhecidos são:

(1) Abiu - Fruto do abieiro, cuja árvore é oriunda do PERU. É comestível, variando de forma e tamanho, esférico ou ovóide. A coloração é predominantemente amarela com manchas verdes.

(2) Abricó - Fruta de casca amarela, redonda, polpa também amarelada; as flores do abricoteiro são brancas. Come-se a polpa que, além de saborosa, é abundante.

(3) Abutua - Outros nomes: parreira-brava, parreira-do-mato, uva-dorio- apa. É uma trepadeira que dá cachos semelhantes aos da videira, com bagas pretas e de gosto adocicado. Não se comem essas frutas, tendo elas, entretanto, emprego terapêutico. Assim, a raiz e a casca do tronco, por cocção, podem ser usadas para reumatismo, prisão de ventre, afecções hepáticas e má digestão, além de diuréticas. Dez a quinze gramas por litro d’água e 4 a 5 xícaras por dia será a dose indicada. Por outro lado, é indicada para cataplasmas em inflamações e contusões.

(4) Açaí (Fig 6-9) - Fruto escuro, colhido em cachos. Quando amassado, produzirá um líquido grosso, do qual resulta, em mistura com água, saudável refresco. É uma rica fonte de calorias e de ferro. O açaizeiro é uma palmeira cujo palmito poderá ser comido cru ou cozido.

(5) Açucena - Planta aquática, de flores brancas ou amarelas; os talos e as tuberosidades (batatas) são comestíveis, crus ou cozidos, e as sementes também, delas resultando, quando secas e trituradas, uma espécie de farinha.

(6) Amapá - Árvore grande, de cuja casca, após sulcada inclinadamente, escorrerá um leite vegetal com teor alimentício, de gosto semelhante ao leite de gado, mesmo sem açúcar. Deve ser adicionado à água (2 porções para uma de amapá) para que não traga prejuízo ao sistema digestivo.

(7) Anil - Outros nomes: caachica (AMAZONAS) ou timbó-mirim (MATO GROSSO). Planta herbácea, ramosa, de cor verde esbranquiçada; folhas em palmas e compridas; flores róseas, miúdas e em pequenas cachos; o fruto é uma vagem cilíndrica, curvada, aguda na ponta, contendo sementes parecidas com o feijão. Usos principais: diurético, purgativo e febrífugo (chá das folhas e raízes), contra sarnas (folhas machucadas) e repelente de insetos (raízes e sementes, secas e pulverizadas).

(8) Araçá - Várias espécies de vegetais com este nome têm larga distribuição em toda a AMAZÔNIA. O fruto é semelhante à goiaba, um pouco ácido, de casca amarelo-avermelhada e pequenas sementes. A polpa do araçá, além de ser consumida ao natural, serve para o fabrico de doces e refrescos e para os chamados “vinhos” dos indígenas.

(9) Babaçu (Fig 6-10) - Planta da família das palmeiras cujo fruto pode ser consumido e a casca (que é muito dura) pode ser utilizada como carvão. No fruto pode ser encontrado o “tapuru” (larva de besouro vivo com grande valor calórico e proteico).

Fig 6-9. Açaí

Fig 6-10. Babaçu

(10) Babosa - Outros nomes: caraguatá ou erva-babosa. Planta semelhante ao ananás, de folhas compridas, grossas e orladas de espinhos em serrilha; tem cheiro forte e do centro sai uma haste onde, na parte superior, ficam as flores amarelas; seus frutos são ovóides e cheios de pequenas sementes. Usos principais: queimaduras e inflamações (suco das folhas) e oftalmia (polpa das folhas).

(11) Bacaba (Fig 6-11) - Palmeira que, além de fornecer um palmito comestível, produz frutos semelhantes ao açaí, que dão um excelente vinho.

(12) Bacuri - Fruto do bacurizeiro, árvore de grande porte que é encontrada no AMAZONAS, PIAUÍ, TOCANTINS, PARÁ, MARANHÃO e MATO GROS-SO. O fruto é uma baga globosa, amarela, de 7cm de diâmetro longitudinal, com polpa branco-amarelada, comestível e de gosto agradável. As próprias sementes têm sabor de amêndoas e são comestíveis.

(13) Bambu - Os brotos são amargos, mas poderão ser comidos crus; para tirar o amargor bastará cozinhá-los em uma ou duas águas; antes de comêlos, tirar as películas que os envolvem; as sementes também são comíveis.

(14) Biribá (Fig 6-12) - Fruta grande, semelhante à ata ou pinha, de casca esverdeada. A polpa é abundante e esbranquiçada e as sementes, pequenas e pretas. O fruto verde e seco, reduzido a pó, é empregado como antidiarréico, por ser rico em substâncias tônicas.

Fig 6-11. Bacaba

Fig 6-12. Biribá

(15) Buriti (Fig 6-13) - Palmeira que fornece folhas, palmito e frutos. O palmito será encontrado no prolongamento do caule. Os frutos são arroxeados e escamosos, possuem alto teor de provitamina A e são ricos em gordura.

(16) Cacau - Fruto gomoso, de casca dura e amarelada, dentro do qual estão as sementes envoltas por uma polpa branca. Somente esta polpa poderá ser aproveitada em estado natural.

(17) Cajuí - Também conhecido como caju-do-mato, é uma fruta vermelha, semelhante ao caju comum; a castanha, torrada, poderá ser comida.

(18) Camocamo - Árvore de caule liso que poderá ser encontrada em terrenos baixos à beira dos lagos; o fruto é semelhante à jabuticaba, rico em vitamina “C” é também comestível.

(19) Capim-elefante - Também chamado rabo-de-gato. Dele são comestíveis o pólen, os ramos novos e tenros.

(20) Cará ou inhame - Planta de folhas cordiformes e comestíveis, substituindo os espinafres. Os tubérculos dos carás podem ser arroxeados ou brancos, são ricos em amido e são consumidos cozidos, assados ou associados a outros alimentos de origem animal.

(21) Caruru - Planta de folhas finamente recortadas que flutuam na corrente. As flores, que parecem penas róseas com cheiro de violetas, emergem da água na extremidade de compridos pedúnculos. A planta, secada ao sol, e após queimar e lavar suas cinzas, apresentará como resíduo um sal grosseiro, porém útil.

(22) Castanha (Fig 6-14) - Fruto de árvore majestosa, chamada castanheira, que atinge até 50 metros de altura, de onde pendem pesados ouriços. Em cada ouriço encontram-se de 12 a 22 nozes. As amêndoas contidas nestas nozes possuem alto teor nutritivo (100g de castanha do BRASIL fornecem 400 calorias).

Fig 6-13. Buriti

Fig 6-14. Castanha

(23) Cipó-cravo - Cipó facilmente encontrado na Amazônia, quando cortado transversalmente, apresenta o formato de uma “cruz de malta” na secção. Preparado em forma de chá terá efeito diurético e antidiarréico.

(24) Cúbio - Fruto amarelado, redondo e azedo, cujo pé é um arbusto de capoeira coberto de espinhos. Cozido, pode ser comido.

(25) Cucura - Planta leguminosa robusta, com raízes tubulares acima do solo, para sustentar o possante tronco. Seus frutos são doces e acídulos e, fermentados, dão uma bebida vinosa.

(26) Cupuaçu - É cultivado em todo o Norte do BRASIL e sua árvore, podendo atingir até 6 metros de altura, tem a casca marrom ou acinzentada. O fruto é uma cápsula elipsóide de até 30 cm de comprimento por 15 de diâmetro, de casca escura, verrugosa e lenhosa; a polpa branca, envolvendo as sementes, é agradável. Rica em glicídios, pode ser dissolvida na água, em forma de vinho ou refrigerante.

(27) Cupuaí - Existe na AMAZÔNIA, sobretudo em terrenos pantanosos; seu caule pode atingir até 15 metros de altura e é de casca amarela ou cinzento-escura. O fruto é uma cápsula amarela, sendo consumido o epicarpo carnoso, que é adocicado. As sementes são sucedâneas do cacau.

(28) Fedegoso - Outros nomes: mata-pasto, mananga, manjerioba (CEARÁ), pajamarioba (PARÁ), folha-de-pajé ou lava-pratos. É uma planta de caule cilíndrico, ramoso e ascendente, de folhas enrugadas e de flores tubulosas, brancas ou violetas; o fruto é uma noz, contendo 4 caroços redondos. Usos principais: purgativa (infusão das folhas, na dose de 10 gramas em uma xícara de água) e diurética (casca da raiz, na dose de 4 gramas em uma xícara de água fervendo).

(29) Fetos - São plantas encontradas em lugares úmidos. As partes comestíveis são as raízes e os brotos das extremidades de cada ramo.

(30) Fruta-de-guariba - Também chamada gogó-de-guariba. Tem fruto arredondado, de 10 cm de diâmetro, cor marrom clara, casca lisa sabor pouco agradável.

(31) Goiaba-de-anta - A árvore alcança 10 metros de altura, ocorrendo na AMAZÔNIA. Seus frutos são bagas que se desenvolvem aderidas ao próprio tronco.

(32) Graviola (Fig 6-15) - Árvore disseminada pelos trópicos de todo o globo, atingindo até 10 metros de altura e sendo encontrada, inclusive, em forma silvestre. O fruto é uma baga de forma irregular, areolada, com polpa branca, suculenta e um pouco fibrosa. Uma única fruta pode pesar até 2 quilos. A polpa é comestível ao natural ou transformada em suco. O fruto verde é antidisentérico e as sementes são adstringentes (provocam constrição) e eméticas (provocam vômitos). Outros nomes: pão-do-pobre e graviola-donorte.

(33) lnajá - Palmeira de pequeno porte (5 a 6 metros), cujas amêndoas e palmitos são comestíveis.

(34) lngá-açú (Fig 6-16) - Árvore alta, copada, de folhas miúdas; o fruto é uma vagem achatada, de até 30cm de comprimento. A polpa que envolve a semente é doce e saborosa.

Fig 6-15. Graviola

Fig 6-16. Ingá-açu

(35) lngá-cipó - Semelhante à anterior, mas as vagens alcançam 80 cm de comprimento.

(36) lngaí - Árvore silvestre, de vagem pequena, cuja polpa dos frutos é comestível.

(37) lnhame - Ver Cará.

(38) Jaci - Palmeira de caule e folha espinhentas. Seu fruto é um “coco” pequeno de formato redondo-achatado e de cor marrom-clara. Na sua polpa pode ser encontrado o “tapuru” (larva de um besouro vivo com grande valor calórico e protéico).

(39) Jambuaçu - Conhecida ainda como agrião-do-pará ou agrião-dobrasil. É uma planta de hastes ramosas e rasteiras, de folhas dentadas, flores amarelas que passam a pardacentas e de frutos secos, com uma única semente. As folhas são comestíveis, mesmo cruas, e o extrato das flores é utilizado nas dores de dente.

(40) Janari - Palmeira donde se poderá extrair palmito.

(41) Jatobá - Árvore grande, também chamada jataí, que dá vagens marrons com bagas semelhantes às do ingazeiro.

(42) Jenipapo (Fig 6-17) - Fruto de casca marrom, do tamanho de uma laranja, cuja polpa é comestível e o vinho muito apreciado. O fruto deve ser consumido “in natura”, pois quando fervido produz um líquido que provoca ânsias de vômito.

(43) Macaxeira - Espécie de mandioca cuja raiz não contém princípios venenosos. A planta é menor que a da mandioca amarga. Os tubérculos podem ser comidos assados, cozidos ou fritos como a batata. Na AMAZÔNIA há duas variedades: a branca e a de casca roxa. Pedaços de macaxeira cozida podem ser associados a cozidos e assados de carne, obtida em caçada ou com armadilhas, e de peixe.

(44) Marajá - Palmeira que dá coquinhos pretos, conhecidos, também, por cocos-de-catarro.

(45) Mari - Conhecido também como umari ou mari-gordo. Árvore pequena que é encontrada na AMAZÔNIA. A fruta é do tamanho de um ovo pequeno, com polpa adocicada e oleosa, comestível, mas um tanto enjoativa.

(46) Marimari-de-várzea - Árvore pequena que é encontrada na AMAZÔ- NIA. Seu fruto é uma vagem de 80 cm de comprimento, quase cilíndrica, contendo grande número de sementes envoltas numa polpa verde, doce e comestível.

(47) Marupá - Outros nomes: marupá-mirim, marubá ou papariúba (MARANHÃO). Árvore de 20 a 25 metros de altura, o que a distingue do marupádo- campo (marupaí-do-campo, pau-paraíba ou mata-barata), que também é medicinal. A casca é muito espessa, fibrosa e porosa; a madeira é leve e branca, manchada de amarelo claro; folhas alternadas; flores esbranquiçadas e pequenas; fruto de 5 cápsulas, de forma e volume de uma azeitona, contendo cada uma 1(um) caroço oval. A infusão da casca, principalmente a da raiz, é indicada contra diarréias, disenterias, cólicas, febres intermitentes e afecções verminosas, na dose de 4 a 5 xícaras por dia. O pó da casca é cicatrizante.

(48) Mucajá - Palmeira que dá coquinhos amarelos, conhecidos, também, por cocos-de-catarro.

(49) Murici (Fig 6-18) - Árvore alta e frondosa, de folhas largas e aveludadas e caule reto, com ramagem simétrica. O fruto é pequeno e agridoce, com propriedades laxativas. Toda a planta é diurética e se consumida provoca vômitos. A casca é adstringente (provoca constrição) e antifebril.

Fig 6-17. Jenipapo

Fig 6-18. Murici

(50) Pacovan - Banana que alcança 40 cm de comprimento, bastante indigesta quando consumida ao natural, porém muito apreciada quando assada ou cozida.

(51) Pajurá (Fig 6-19) - Árvore de porte médio, comum na AMAZÔNIA, de fruto ovóide, com caroço unilocular, doce, pouco oleoso e aromático.

(52) Palmeiras - São plantas que reúnem cerca de 1.500 espécies e entre as quais estão os coqueiros, isto é, as que dão cocos grandes; as demais dão os chamados “coquinhos”. Cocos e coquinhos são os seus frutos, nunca venenosos, mas alguns não podendo ser comidos crus. De uma palmeira tudo será aproveitado, assim:

(a) o tronco poderá servir para construir balsas;
(b) as folhas servirão para cobertura dos diferentes abrigos e para “acolchoar” uma “cama”;
(c) como alimentos, ela poderá fornecer amido extraído de seu âmago, o qual, após duas lavagens em água, dará um depósito de goma que, seco, será usado como farinha; fornecerá palmito, cocos e coquinhos. Os cocos encontrados no chão, mesmo germinando, poderão ter sua polpa consumida, desde que seja antes cozida; com isto, ela perderá muito do seu poder laxativo. Será necessário ter cuidado, entretanto, ao se mexer na folhagem das palmeiras, porque, sendo quase todas muito semelhantes, o leigo não distinguirá a espécie chamada pindoba ou patioba que se constitui no “habitat” da serpente “surucucu-de-patioba”. Além disso, geralmente, a vegetação estará cheia de outros pequenos animais, como formigas, cabas e lagartas.

(53) Patauá - Palmeira que dá coquinhos semelhantes, na cor, ao açaí, e dos quais se extrairá bebida e óleo; podem ser comidos crus.

(54) Paxiúba - Palmeira donde se extrai palmito.

(55) Pindoba - Palmeira que fornece palmito e, dos coquinhos, óleo.

(56) Piririma - Palmeira de que se pode obter, igualmente, palmito e óleo.

(57) Pitomba (Fig 6-20) - Árvore copada, com folhas em palmas, de fruto globoso pequeno, marrom, com casca tenaz. O caroço é adstringente (provoca constrição), aplicando-se contra diarréias crônicas.

Fig 6-19. Pajurá

Fig 6-20. Pitomba

(58) Pupunha (Fig 6-21) - Palmeira que pode atingir 18 metros de altura; os frutos, ovóides ou arredondados, amarelados ou vermelhos, são comidos cozidos, muito nutritivos e de gosto agradável.

(59) Pupunharana - Palmeira de até 10 metros, com frutos do tamanho de um ovo, comestíveis.

(60) Saracura-muirá - Arbusto de 1 metro de altura, de folhas longas, abundante na AMAZÔNIA. A infusão de uma raspagem da raiz, bem batida com água, dá uma espécie de cerveja, um pouco amarga; se fervida, este amargor desaparecerá. É narcótica, quando ingerida em grande quantidade. Um caneco, por homem e por dia, é a medida máxima. Possui propriedades terapêuticas, funcionando como protetor hepático.

(61) Sorva - Árvore frondosa e de grande porte que fornece frutos pequenos e esverdeados e um tipo de leite vegetal, o leite de sorva. Este leite, colhido à semelhança do látex, sulcando-se, inclinadamente e sem provocar arestas, o grosso tronco e colocando-se uma folha no encontro das duas incisões, para facilitar a colheita, poderá ser utilizado, sem nenhum temor, na proporção de 2 dedos para um caneco d’água. O leite de sorva é perfeitamente branco e possui teor nutritivo, com sabor bastante semelhante ao leite de gado.

(62) Taperebá - Fruto de árvore que atinge até 25 metros de altura. Seu fruto tem a forma elipsóide, com comprimento de aproximadamente 4 cm, de cor amarelo-alaranjada. Tem odor agradável, sua polpa é comestível, muito sucosa, sendo usada no preparo de sucos, sorvetes e licores.

(63) Tucumã (Fig 6-22) - Sob esta denominação encontram-se diversas palmeiras, de grande utilidade, desde as folhas aos frutos. Das folhas obtêm-se fibras que, tecidas, são utilizadas no preparo de redes, cordas e atilhos; os frutos são comestíveis, tanto crus, como cozidos. Os troncos destas palmeiras são revestidos de espinhos e seus frutos são amarelos, com polpa fibrosa e semente (caroço) grande. A polpa é rica em pró-vitamina A e seu valor energético é significativo: 247 calorias por 100g de fruto. Da semente pode-se extrair óleo vegetal de grande aceitação.

Fig 6-21. Pupunha

Fig 6-22. Tucumã

(64) Uxi - Árvore grande, cujos frutos poderão ser comidos crus ou cozidos e de onde se poderá extrair uma gordura comestível.

(65) Xexuá - Cipó estriado com nervuras esverdeadas que, após raspado, apresenta uma cor amarela. Quando cortado pode-se ver círculos vermelhos concêntricos. O habitante da amazônia mistura “lascas” em garrafas de aguardente ou prepara-o em forma de chá quando, então, é considerado afrodisíaco.

b. A relação acima não esgota o assunto. Conforme a área da Região AMAZÔNICA, novas plantas e frutos poderão enriquecer esta lista ou, no mínimo, suplementá-la com novidades ou denominações locais.

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário