Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um mamífero pertencente à família Callitrechidae e à ordem Primates. O comprimento deste animal varia de 20 a 37 cm, o rabo mede de 30 a 40 cm. Seu peso oscila entre 360 e 800 g e sua pelagem, suave e sedosa, tem cor amarelo dourado e está disposta sobre sua cabeça em forma de juba, fato que lhe valeu o apelido.

O mico-leão-dourado atinge a maturidade aos dois anos e pode viver (em cativeiro) até 15 anos. Esta espécie de primata se diferencia dos outros por possuir dois molares, ao invés de três, em cada lado da mandíbula superior e, com exceção do polegar, por ter garras em vez de unhas.

Este mico habita o sudeste do Brasil (na mata atlântica do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo). Seus hábitos são diurnos e arborícolas e, durante a noite, dorme nos buracos das árvores. Sua alimentação é baseada em frutas (mais de 70 tipos diferentes), seiva, flores, invertebrados e répteis (estes dois últimos procurados no interior de bromélias).


A estrutura social é a família, formada por um casal e seus filhotes (o grupo é composto por mínimo 3 e, no máximo, 7 integrantes). Os membros da família costumam ficar próximos uns dos outros. Cada família se desloca por uma zona específica, chamada área de ação (esta área tem de 36 a 61 hectares e é defendida pelos membros da família). Foram observados casos deste animal vivendo sozinho.

Normalmente só quem reproduz no grupo é a fêmea dominante, esta controla suas filhas por meio de agressão para evitar que elas procriem. A reprodução ocorre, na maioria dos casos, uma vez por ano, a maior parcela de nascimentos acontece de setembro a fevereiro e o período de gestação dura de 127 a 137 dias. Em cada parto a fêmea dá à luz a um ou dois filhotes. Os membros do grupo ajudam a mãe a cuidar das crias, que são transferidas para outro integrante, após 7 dias.

Graças ao tráfico desta espécie, ao envio de animais para zoológicos e à destruição do seu habitat, para desenvolvimento da agricultura, criação de gado e urbanização, o mico-leão-dourado está ameaçado de extinção. Dada a perigosa situação deste primata, desde 1.984, foram introduzidos na natureza vários exemplares criados em cativeiro, mas os resultados tiveram êxito relativo, visto que, até 2.004, somente 65% dos animais sobreviveram por mais de 6 meses. Há estimativas de que, hoje, existam aproximadamente 2.000 exemplares deste animal vivendo em liberdade, mas ainda é um número pequeno para a continuidade da espécie.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.infoescola.com

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Seguir no Twitter Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Google +

Seguir no Twitter Youtube inscreva-se no Canal de Bushcraft Minas

Seguir no Twitter Seja amigo de Bushcraft Minas no Orkut

tags: Bushcraft ,bushcraft ,facas , sobrevivencia ,tecnicas de sobrevivencia,sobrevivencia na selva,
selva ,agua,fogo,comida,alimento,abrigo,sinalização,orientação,mochileiro,escoteiro,pescador,
montanhista,militares, mateiro,camping,mata ,mato ,floresta ,faca ,facao ,ray mears ,bear grylls ,
company ,magazine, equipment , equipamento ,skill ,machado ,pederneira ,fazer ,minas ,mateira ,
arte ,armadilhas ,armadilha ,fogueira, sobrevivencialismo ,gerais ,Trekking ,

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário