Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dez dicas básicas para Trekking

1. Conheça bem o percurso, se for primeira vez que faz a caminhada procure alguém que já a fez ou até mesmo contrate um guia, é mais seguro. 2. Tenha sempre em mente que durante um trekking você e seu grupo estarão sozinhos. Seja auto-suficiente, não dependa de ninguém.

3. Acidentes com animais não são comuns, mas podem acontecer. Conheça na região locais onde podem ser socorridos os integrantes de seu grupo. Ex: na Serra do Mar saiba que lugares como Bertioga, Juqueí, São Sebatião, possuem locais para atendimento a uma eventual mordida de cobra.

4. A mochila que os integrantes levam não é mero acessório de beleza. Tenha sempre alimentação, roupas secas, uma lanterna e uma barraca pequena que poderá ajudar muito em caso de um pernoite forçado no meio da trilha.

5. Roupas folgadas e confortáveis são eficientes e ajudam no desempenho.

6. Calçados: Item importantíssimo para um bom Trekker. Nunca utilize um calçado (bota, tênis) novo na caminhada, se necessário use-os antes de caminhar. Uma bolha no pé pode retardar sua caminhada ou mesmo inviabilizá-la.

7. Tenha sempre em mente que a qualquer momento do percurso poderá haver a necessidade de retorno. Se choveu demais na cabeceira de um rio a travessia poderá ser perigosa para o grupo. Retorne ao ponto inicial, é mais seguro.

8. Calcule o tempo da caminhada. Comece cedo, assim com a luz do dia poderá terminar o percurso sem problemas.

9. Se sua caminhada é noturna leve equipamentos par sua segurança, lanternas, pilhas sobressalentes, alimentação quente e roupas adequadas para o frio...

10. Lembre-se de um detalhe importante, no grupo as pessoas caminham com velocidades diferentes. Não estabeleça parâmetros de competição entre os integrantes. Tente mantê-los unidos, com um velocidde de caminhada média.

Fonte: EnduroaPé


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.guiadecachoeiras.com.br

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Seguir no Twitter Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário