Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Deslocamentos na Selva

INTRODUÇÃO

4-1. GENERALIDADES

O indivíduo ou grupo de indivíduos, tomando parte ou não em operações militares, ao ver-se isolado na selva e tendo necessidade de sobreviver, tenderá naturalmente a movimentar-se em uma direção qualquer, em busca de salvação. Será normal esta precipitação, mas totalmente errada, pois muitos já perderam a vida por se terem deixado dominar pela ânsia de salvar-se, andando a esmo e entrando, fatalmente, em pânico.

4-2. REGRA GERAL

a. Será aconselhável, em tal emergência, que sejam observadas rigorosamente as seguintes regras, minemonicamente expressas pela palavra E - S - A - O - N:

(1) E: - ESTACIONE - fique parado, não ande à toa.

(2) S: - SENTE-SE - para descansar e pensar.

(3) A: - ALIMENTE-SE - saciando a fome e a sede, qualquer um terá melhores condições para raciocinar.

(4) O: - ORIENTE-SE - procure saber onde está, de onde veio, por onde veio ou para onde quer ir, utilizando-se do processo que melhor se aplique à situação.

(5) N: - NAVEGUE - desloque-se na direção selecionada.

b. O “estacionar” e “sentar-se” independerão de maiores conhecimentos; o “alimentar-se” exigirá, na falta de víveres e água, a aplicação de recursos de emergência para obtê-los da própria selva, que você pode ver em nosso tópicos.

Veja “Orientar-se Aqui” e “Navegar Aqui”, que serão abordados os seus diferentes processos, bem como noções sobre sinalização terra-ar e de transposição de obstáculos.

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário