Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como conseguir orientar-se na selva

Perdido na selva! Não há razões para perder a calma ou deixar-se entrar em pânico. A primeira atitude a tomar é olhar para todos os lados e tentar descobrir a sua localização, verificar se é possível ainda reconhecer por onde veio e para onde poderá seguir. Antes de mais, deve sempre levar consigo uma bússola ou um mapa. Se assim for, parte do problema ficará resolvido.
Deve evitar os perigos noturnos, por isso, opte por passear na selva durante o dia, porque se se perder, será muito mais fácil orientar-se.
A orientação básica pode ser realizada por diferentes meios: pelos astros, por objetos como a bússola ou o mapa ou através de sinais dados pela natureza.
À partida, quem se desloca para este tipo de locais, conhece os pontos cardeais e sabe de que lado nasce e de que lado se põe o sol. Assim, se abrir os braços e apontar com a mão direita para onde o sol nasce e com a esquerda para o lado onde ele se põe, estará de frente para o Norte e atrás de si estará o sul.
Outra forma de fazê-lo será utilizando um bocado de madeira e espetá-lo no chão, deixando-o na vertical. Se isto for feito de manhã, a sombra que o pau fizer no chão apontará para oeste, se for feito de tarde, apontará para leste. Assim descobrirá os restantes pontos cardeais para se reorientar.
Caso tenha consigo uma bússola, a sua leitura é tão simples quanto prática. A sua agulha aponta sempre para norte. Sabendo isto, atrás de si estará o sul e os outros pontos são por consequência encontrados.
No entanto, se nada mais puder ajudá-lo, sirva-se do que a natureza tem. Habitualmente, as árvores precisam de mais luz solar do que as plantas térreas. Portanto, numa área fechada, estando junto ao rio, o seu leito correrá de leste a oeste, observando-se o crescimento de ervas no lado norte.
Se o tronco das árvores tiver um lado mais verde do que outro, o lado mais verde indica o leste.
Concluindo, para uma reorientação mais rápida, o melhor é encontrar um riacho ou ribeiro e seguir a direção da água, que o levará a uma maior área aguada e assim por diante, até chegar a um rio principal, onde certamente irá encontrar ajuda, já que todas as aldeias e vilas florestais estão situadas nas margens dos rios.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.assimsefaz.com.br

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário