Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Pesca

6-24. REGRAS GERAIS

a. Não há normas que sirvam para distinguir os peixes desejáveis dos indesejáveis para a alimentação; uns terão a carne mais dura, outros, mais tenra; uns possuirão mais espinhas que outros; os de uma mesma espécie, às vezes, diferem entre si, devido ao local em que vivem e à alimentação que conseguem. O certo é que o cozimento os tornará todos iguais, em termos de alimentação. Apenas suas vísceras, quando se tratar de peixe desconhecido, não deverão ser aproveitadas para comida, apenas para isca.

b. Os melhores locais para pescar são os poços profundos, ao pé das cachoeiras, no final das corredeiras rápidas ou entre rochedos. Em correntes muito velozes, os peixes costumam se chegar mais para as margens.

c. À noite, a pescaria poderá tornar-se mais produtiva que de dia, caso se disponha de lanternas ou archotes, ocasião em que, até com pauladas ou varas pontiagudas, será possível matar os peixes.

d. Pescar dependerá, às vezes, de paciência; por isso, deverão ser tentadas todas as águas, profundas e rasas, rápidas, vagarosas e estacionárias, claras e turvas, utilizando-se vários tipos de iscas nos vários materiais para pesca.

e. Caranguejos, siris, caramujos e mariscos poderão ser encontrados sob rochedos, troncos e moitas de arbustos que se prendem sobre os cursos de água ou no fundo lodoso.

f. Os peixes mais comumente encontrados na água doce serão os bagres, os mandis, as piranhas, os baiacus e as arraias, entre aqueles que poderão oferecer mais periculosidade, quer devido à ferocidade, quer aos sistemas de defesa que possuem. Os que regionalmente são mais apreciados são o tucunaré, a pescada, a traíra, o tambaqui, o pirarucu (bacalhau brasileiro), o pacu, o acará, o jaraqui, o matrinchão, a pirapitinga, o surubim e vários outros encontrados nos cursos de água.

g. No litoral, de água salgada ou salobra, ou nos mangues, serão encontrados a tainha, a cavala, a corvina, etc., e crustáceos, como o camarão e o caranguejo.

6-25. ISCAS, ANZÓIS E LINHAS

a. O material mais prático para se usar em pescaria será a linha com anzol.

b. Como iscas, poderão ser usados insetos, minhocas, carnes e vísceras de quaisquer animais. Caso se consiga descobrir o que comem os peixes no local em que se está, a pescaria será mais fácil. Iscas artificiais poderão ser confeccionadas com pedaços de panos coloridos, com penas de cores vivas, com fragmentos de algum metal brilhante ou com pequenos objetos.

c. Anzóis poderão ser improvisados (Fig 6-44); assim, poderão ser confeccionados anzóis de osso e de prego (Fig 6-45), anzóis de espeto de madeira (Fig 6-46) e anzóis de madeira (Fig 6-47 e 6-48).

Fig 6-44. Anzóis improvisados

Fig 6-45. Anzóis de osso e de prego

Fig 6-46. Anzol de espeto de madeira

Fig 6-47. Anzóis de madeira

Fig 6-48. Anzóis de madeira

d. As melhores linhas serão as de “nylon” e barbante; também poderão ser improvisadas de cipós, de tecimento de fios tirados de um tecido de pano, pedaços de arame, enfim, daquilo que a imaginação e habilidade condicionarem fazer.

e. Se os peixes se mostrarem indiferentes a todos esses artifícios, o melhor será fisgá-los com varas compridas e pontiagudas, ou procurar encravar o próprio anzol nos seus corpos, quando passarem perto.

6-26. OUTRAS ARMADILHAS

a. Outro material muito aconselhável para pescaria será a rede, inclusive a de dormir, de malha de camarão, que poderá ser armada como que interceptando um curso de água raso e de pouca correnteza, ficando com uma borda afundada por meio de pesos e a outra à superfície, flutuando, enquanto as duas alças serão afixadas por cipós; será uma espécie de “rede guelras”.

b. Também será possível apanhar peixes jogando-se bombas tipo “cabeça-de-negro” em um remanso, em uma curva de igarapé, em um poço, ou lançando timbó (veneno) à água, o que atordoará os animais. O timbó é uma planta venenosa da qual se aproveitarão as raízes para, após macerá-las, espalhar nas águas. O timbó possui em sua composição ácido cianídrico e é conveniente retirar o peixe rapidamente da água , pois o efeito químico sobre a carne será reduzido no cozimento que deve ocorrer logo em seguida.

c. Outros materiais poderão ser empregados para pescar: a camina, uma vara com um cesto preso à ponta e dentro do qual se colocará a isca; o espinhel, uma linha comprida, mesmo improvisada, amarrada de margem a margem, na qual se prenderão vários anzóis iscados; o covo ou juquiá (Fig 6-49).

Fig 6-49. Covo ou juquiá

d. Outras armadilhas, conhecidas pelo nome de curral, poderão ser construídas e serão bastante vantajosas, pois nelas os peixes entrarão e permanecerão, às vezes, em grande quantidade e variedade. A construção de um curral dependerá de um estudo do local. As figuras 6-50, 6-51, 6-52 e 6-53 apresentam alguns tipos de construção de armadilhas para peixes.

Fig 6-50. Armadilha para peixe

Fig 6-51. Armadilha para peixe

Fig 6-52. Armadilha para peixe

Fig 6-53. Armadilha para peixe (Este tipo é um verdadeiro “curral”)

e. Apesar de não serem peixes, mas sáurios, os jacarés também poderão ser apanhados, após atraídos e mortos, de preferência com tiros na cabeça. A isca a empregar será carne putrefata. Daí o cuidado quanto ao destino a ser dado à carne não aproveitada na alimentação.

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

2 comentários:

  1. MUITO, PARABÉNS.
    GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE VARA DE PESCA DEVO COMPRAR E O TIPO E MOLINETE, POIS SOU INICIANTE
    GOSTARIA TBM DE SABER QUE TIPO DE ISCA COMPRAR PRA USAR EM PESCA DE PRAIA?
    FICAREI AGUARDANDO RESPOSTA. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!
    Para pescar na praia a melhor isca que existe é a minhoca da praia, o camarão, a tatuíra mole, o marisco branco e até mesmo a tatuíra descascada, exclusive o camarão todas estas iscas podem ser retiradas na praia mesmo não sendo necessária a compra. Uma vara comprida de 3 a 4 metros de preferencia de fibra de vidro equipada com (para iniciantes molinete compre o maior e com mais rolamentos que seu dinheiro conseguir os melhores que existem são da marca Abu Garcia e Schimano) ou carretilha com linha de nylon sem memória e uma chumbada dotada de garatéia para os dias em que o mar estiver um pouco agitado.
    Espero ter ajudado
    Boa pescaria

    ResponderExcluir