Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

domingo, 11 de março de 2012

Escorpiões

3-16. GENERALIDADES

Há cerca de 150 espécies de escorpiões no BRASIL. Dentre elas as mais comuns são o Tityus serrulatus, no Sul, o Tityus bahiensis, no Centro Sul, e o Tityus cambridgei, na AMAZÔNIA e NE.

3-17. CARACTERÍSTICAS

a. O maior número de acidentes ocorre nos meses quentes e 70% dos casos devem-se ao Tityus bahiensis, também chamado de escorpião preto. O Tityus cambridgei também preto, porém de porte menor (Fig 3-20), é o único encontrado na Amazônia e o acidente que provoca é de menor intensidade que o Tityus serrulatus.

b. Hábitos - Ocultam-se em lugares sombrios e frescos, debaixo de paus, tábuas, pedras, e picam ao serem molestados. Na Selva AMAZÔNICA, é comum serem encontrados em plenas áreas inóspitas, chegando a causar surpresa pelo seu número.

Fig 3-20. Escorpião - Tityus cambridgei - Espécie dos mais peçonhentos Apresenta serrilha nos bordos dos 4º e 5º segmentos da cauda.


Nome científico: Tityus cambridgei
Apresenta colorido geral castanho-avermelhado, com pontos de cor clara. O macho apresenta uma cauda mais longa que a fêmea.

Nome científico:Tityus serrulatus
Nome comum: escorpião amarelo
Mede cerca de até 7cm de comprimento. Apresenta o tronco escuro, patas, pedipalpos e cauda amarela sendo esta serrilhada no lado dorsal. Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves, principalmente no Estado de Minas Gerais.


Nome científico: Tityus bahiensis
Apresenta uma coloração marrom-escuro, às vezes marrom-avermelhado, pernas amareladas com manchas escuras. Fêmures e tíbias dos pedipalpos com mancha escura. A mão do macho é bem dilatada. Esta espécie é o causador dos acidentes mais freqüentes em São Paulo.

3-18. AÇÃO DA PEÇONHA Predominantemente neurotóxica, deixando no local da picada apenas um sinal puntiforme, sem reação. Provoca dor muito intensa, leve hipotensão arterial, taquicardia e sudorese (suor).

3-19. PRIMEIROS SOCORROS

a. A exemplo dos acidentes com ofídios e aranhas, o soro antiescorpiônico só deverá ser administrado por uma equipe de saúde, pois exige procedimentos médicos que se não forem respeitados poderão causar o óbito, o que a picada do escorpião raramente causaria.

b. Devem ser administrados sedativos e analgésicos pois a dor, que é o principal sintoma, deverá ser combatida. Anti-histamínicos terão efeitos coadjuvantes.

c. Compressas quentes devem ser utilizadas, visando reduzir a dor e a inflamação local.

d. Sempre que possível o acidentado deverá ser evacuado e conduzido a um centro médico a fim de receber o tratamento indicado.

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário