Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Permanganato de Potássio + Glicerina = Fogo

É bom lembrar que o permanganato de potássio apesar de ter largo uso na limpeza de machucados e no tratamento de doenças de pele, o mesmo é muito venenoso e deve ser manuseado com cuidado. Por isto mesmo não o coma em hipótese nenhuma. Já a glicerina é composto usado em diversos produtos para a pele, e sozinho não causa muitos problemas, de qualquer maneira, apesar de não ter lido nada a respeito, não é bom beber glicerina. Como recomendação, cuidado com a reação, pois é muito exotérmica, ou seja, esquenta muito e solta chamas. Mas isto a torna interessante para ser mostrada em feira de ciências.

Materiais Nescessários:

Permanganato de Potássio 100mg
Glicerina
Papel

Permanganato de Potássio. Encontrado em farmácias em geral ou em comprimidos ou em pó. Neste tipo de embalagem 10 comprimidos de 100mg custam aproximadamente R$ 2,00.

Glicerina. Também encontrada em qualquer farmácia, um vidro com 100ml custa em torno de R$5,00.

Passo 1:

Moendo o Permanganato de Potássio

Pegue o permanganato e o transforme em pó, você pode usar um alicate ou outra ferramenta.Utilize pelo menos 300mg de permanganato. Testei com menos mas consegui apenas fumaça.

Passo 2:

Preparação

Coloque o pó de permanganato de potássio junto o guardanapo e a tampa de alumínio pequena. Depois coloca a tampa alumínio pequena junto com a vasilha de alumínio.

Passo 3:

Reação

Coloque 1 gota de glicerina e aguarde a reação. Você pode visualizar a reação no vídeo abaixo.

Passo 4:

Explicação

O permanganato de potássio é um catalizador de reações, e como todo catalizador acelera a velocidade das reações a glicerol. glicerina para nivel comercial em contato com o agente oxidante que é o permanganato de potássio entra em combustão já que há uma forte liberação de calor.

Fonte: www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=860


Siga Bushcraft Minas no Twitter

Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário