Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pederneira, o que é e como utilizar

Existem diversos itens que nos ajudam a cobrir o quesito Fogo.

Dentre estes itens existe um que é tido como preferido entre a maioria das pessoas que praticam o Bushcraft.

Este item foi desenvolvido por militares e é utilizado hoje em dia em larga escala tanto pelas forças armadas como pelos civis.

Este item é a pederneira, que pode ser utilizada em qualquer situação climática, sem problema algum ao contrário de fósforos ou isqueiros.

A pederneira é um sílex pirômaco, capaz de produzir faíscas quando percutido ou atritado por peças de metal, em especial o ferro. Muito utilizado em peças antigas de artilharia, espingardas, isqueiros, etc., gera faíscas a 3.000 °C, tornando fácil fazer fogo em qualquer clima, em qualquer altitude, até mesmo sob tempestades e neve.

Uso da pederneira em programas famosos de tv:

A eficiência deste material pode ser comprovada através do seriado “A Prova de Tudo” no qual é demonstrado em diversas ocasiões que é possivel fazer uma fogueira em qualquer lugar usando apenas uma pederneira e um pouco de vegetação seca.

Alguns provavelmente até já viram a pederneira sendo usada neste seriado ou em outros do gênero como “Desafio em Dose Dupla” ou “Casal Selvagem” e nos programas parece que é muito simples de se fazer fogo com uma pederneira.

De fato o uso da pederneira é simples, porém deve ser utilizada da maneira correta e com material correto, caso contrário é provável que não se consiga obter fogo com ela.

Não basta apenas riscar a pederneira sobre algum material para que este se inflame. Existem três variáveis que devem ser consideradas como exemplificado abaixo.

Dicas importantes para acender fogo usando a pederneira:

1.A escolha do material para “isca” ou seja, o material utilizado para iniciar o fogo sob o qual será riscado a pederneira. Deve ser escolhido material bem seco e de fácil combustão como capim seco, palha, algodão, folhas secas inteiras ou trituradas, e outros semelhantes. Se usar um material que não esteja bem seco a probabilidade de fracassar é grande.
2.Aqui uma etapa muito importante, é necessário Raspar a Pederneira de forma lenta sob o material “isca” para que caia sobre a isca raspas do material da pederneira e assim ao riscar sobre o material ele se inflame rapidamente, se apenas riscar a pederneira sobre o material gerando faisca sem antes ter feito isto dificilmente a isca pegará fogo a não ser que seja algo muito seco e altamente inflamável.
3.A etapa final consiste em riscar a pederneira com força sobre a isca na direção do material que foi raspado e caiu em cima da isca. Agora ao riscar a pederneira, deve ser feita rapidamente e com força e com o ferro usado para riscar e gerar a faísca levemente inclinado para gerar uma faísca boa e forte. Seguindo os passos acima conseguirá acender fogo com a pederneira com sucesso e com a prática conseguirá fazer isto cada vez mais rápido.

Texto e Foto - Reprodução - Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário