Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Parte II - Manual de orientação numa selva

Especial de sobrevivência na selva: Parte II - Manual de orientação numa selva

"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto"

Desde os primórdios da civilização, os homens se viram às voltas com problemas de orientação; de saber qual direção correta seguir para chegar a determinado local.

Uma das primeiras soluções encontradas para orientação dos homens, teve origem com o estudo do sol e das estrelas, dos quais surgiram os quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste - elementos básicos para qualquer método de orientação.

Quando um indivíduo define que precisa partir de um ponto, para chegar à outro, ele sabe que precisará de orientação para atingir seu destino final. Desta forma, ao traçar um objetivo para chegar ao seu local determinado - por meio de um conjunto de técnicas - ele estará praticando algo chamado navegação. Portanto, uma navegação nada mais é do que: determinar uma rota, a sua localização e a estimativa de tempo para alcançá-la utilizando técnicas específicas para isso.

Para navegar de maneira correta numa região desconhecida, é preciso ter algumas noções básicas de orientação e, se possível, utilizar instrumentos de orientação para chegar de forma mais rápida e segura ao seu destino final.

Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma rota, de um ponto de partida até o seu ponto de destino.

Agora que você está mais calmo e sabe sobre as suas necessidades de utilizar as técnicas do curso de sobrevivência na selva, começa a pensar sobre o percurso que deverá seguir afim de alcançar um local onde poderá obter socorro e auxílio. Desta forma, será preciso determinar uma rota a seguir, a sua localização e uma estimativa de tempo para atingí-la. Durante a sua orientação na selva, será de extrema importância ter consciência das direções que estarão ao seu redor, bem como definir uma rota. Caso você tenha mapas da região ou uma bússola, haverá chances de guiar-se com maior precisão. Os quatro passos a seguir serão importantes para você obter noções básicas de direção na selva:
 
Passo 1: localizar o Sul. O ponto Sul é definido como a direção para onde aponta a constelação do Cruzeiro. Durante a noite será possível identificar facilmente uma constelação em formato de cruz, chamada de Cruzeiro do Sul, que indica aproximadamente o ponto Sul. Para localizar precisamente a direção Sul, identifique primeiramente o braço maior da cruz. A seguir - partindo do pé da cruz - você deverá medir 4,5 vezes o tamanho do braço, e deste ponto, descer para o horizonte - onde estará o ponto Sul.
 
Passo 2: localizar o Leste. O ponto Leste é definido como a direção onde o sol nasce. No período entre 21 de março e 23 de setembro, o sol surge num mesmo ponto do horizonte denominado Oriente. Nesta época, o ponto em que o sol surge no horizonte indica com exatidão o ponto Leste. Mas essa orientação serve apenas para quem está situado no hemisfério Sul.
 
Passo 3: localizar o Oeste. O ponto Oeste é definido como a direção onde o sol se põe. No período entre 21 de março e 23 de setembro, o sol surge num mesmo ponto do horizonte conhecido como Ocidente. Nesta época, o ponto em que o sol desaparece no horizonte indica exatamente o ponto Oeste. Mas essa orientação serve apenas para quem está situado no hemisfério Sul.
 
Passo 4: localizar o Norte. Logo que você conseguir identificar qualquer uma das demais direções - Sul, Leste ou Oeste - será possível definir com maior facilidade o ponto Norte. Para isso, basta você abrir os braços, de maneira que o seu braço direito corresponda ao ponto Leste e o esquerdo ao ponto Oeste; à sua frente estará o ponto Norte e atrás o ponto Sul.
 
 
Importante
 
 
"Numa situação de sobrevivência, aqueles que estão mentalmente
e fisicamente preparados para sobreviver serão os mais
prováveis a alcançar a sobrevivência"

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.pacotefacil.com.br

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário