Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Parte III - Acenda uma fogueira sem fósforos ou isqueiro

Especial de sobrevivência na selva: Parte III - Acenda uma fogueira sem fósforos ou isqueiro

"O princípio da sobrevivência consiste em evitar e solucionar problemas"

O fogo pode não ser um instrumento fundamental para a sobrevivência na selva, mas ele é peça chave para prolongar a sobrevivência.

Com uma fogueira o indivíduo dispõe de um valioso recurso para aumentar e melhorar as condições de vida na selva, pois com ele é possível aquecer o corpo, secar roupas, cozinhar alimentos, purificar a água, sinalizar, iluminar, além de fornecer proteção contra os animais da selva, uma vez que o fogo ajuda a afugentá-los.

Numa região selvagem, nem sempre o indivíduo estará equipado de artigos como fósforos ou isqueiros, que são necessários para iniciar uma fogueira. Entretanto, ele deverá estar carregando alguns tipos de alimentos comuns à pessoas que viajam. Com apenas uma lata de refrigerante e uma barra de chocolate é possível fabricar o tão desejado fogo.

O fogo foi uma das maiores conquistas do homem, que aprendeu a utilizar sua força em seu favor, extraindo a energia de materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício.

Você já conseguiu controlar a situação e definir a rota para onde deverá seguir nos próximos dias. A partir de agora você precisará utilizar alguns ensinamentos para sobreviver ao longo do seu percurso. Começa então a pensar nos materiais necessários para acender uma fogueira, uma vez que ela será muito importante para aquecer-se, além de espantar os animais selvagens ao seu redor. Amanhã será um novo dia, mas hoje, a maior prioridade é o fogo e você foca todas as suas energias para a prática dos conhecimentos adquiridos no curso. Os seis passos ensinados a seguir serão de extrema relevância para obter sua fogueira na selva:

 
Passo 1: numa viagem à lazer as pessoas costumam ter na bagagem alimentos comuns e práticos para um "lanchinho". Nem sempre fósforos ou isqueiros fazem parte do material de viagem, por isso, você ou qualquer uma das pessoas no grupo deverão possuir uma lata de refrigerante e uma barra de chocolate.
 
Passo 2: o segredo está na parte do fundo da lata de refrigerante. O fundo da lata é perfeito para refletir e concentrar a energia solar, mas é preciso dar um tratamento "extra" para que ele se torne tão brilhante, à ponto de refletir de maneira ideal a luz do sol. Para começar, pegue a lata e vire o seu fundo para o lado de cima.
 
Passo 3: quanto mais puro o chocolate, melhor será o procedimento. A lata já está com o fundo virado para cima; agora é o momento de pegar o chocolate e usá-lo para lustrar o fundo da lata. Neste caso, o chocolate faz um excelente trabalho de polimento, uma vez que o alumínio da lata - que costuma ser opaco - precisará ficar bem brilhante a fim de refletir a luz solar de forma ideal. Pegue um pedaço de chocolate e esfregue por várias vezes no fundo da lata; em seguida, pegue um pano para polir bem o local. Repita o procedimento por mais algumas vezes e em pouco tempo perceberá que o fundo da lata ficará como um espelho.
 
Passo 4: você deverá contar com a força da natureza à seu favor. Além da lata de refrigerante e do chocolate, você precisará contar com a força da natureza à seu favor. Dois outros pontos serão essenciais para obter o fogo: o sol e um fungo que brota em árvores chamado tinder. O tinder é um tipo de fungo que cresce em árvores vivas - semelhante a uma ferida descascada -, comumente encontrado em árvores de florestas e de fácil combustão. Com todos os componentes reunidos, você estará pronto para continuar o procedimento.
 
Passo 5: separe folhas secas e gravetos para alimentar o seu fogo. Assim que obtiver a primeira chama, você precisará usá-la rapidamente para dar início à uma fogueira. Para isso, é importante ter uma estrutura já pronta, com folhas secas e gravetos, a fim de alimentar o fogo. Caso tenha chovido e os materiais mais próximos estiverem molhados, procure um formigueiro - no seu interior sempre há folhas secas que poderão ser úteis.
 
Passo 6: como fazer realmente o fogo. Agora que você já tem tudo o que precisa para iniciar sua fogueira, coloque um pouco do fungo num graveto seco, direcionando-o num ponto logo acima do centro da lata, mas sem encostá-lo no fundo. O importante é orientar o fundo da lata - com o graveto àcima - para a luz do sol. Aguarde alguns minutos nesta posição até que o fungo se inflame e pegue fogo. A partir de agora você poderá obter uma fogueira, basta continuar alimentando-a para manter o fogo aceso.
 
 
Importante
 
 
"Investir na cultura da sobrevivência é controlar o lado subjetivo do risco; é dominar a si mesmo, antes de tentar dominar o ambiente; é estender o seu tempo de vida, para viver mais e intensamente; é ser capaz de vencer os obstáculos e aproveitar o que a vida tem de melhor"

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.pacotefacil.com.br

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário