Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 10 de março de 2012

Parte IV - Aprenda a linguagem dos sinais para resgates

Especial de sobrevivência na selva: Parte IV - Aprenda a linguagem dos sinais para resgates

"É melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber"

Grande parte das pessoas já ouviu falar na famosa sigla S.O.S, porém, a maioria delas nunca imaginou o sentido destas siglas ou, muito menos, precisou utilizá-las algum dia. A sigla S.O.S tem um sentido universal, que significa SALVE NOSSAS VIDAS, isto é, S=Save (Salvar); O=Our (Nossas); S=Souls (Almas, Vidas). Ou apenas, AJUDE!; SOCORRO!

Em situações de emergência os sinais de socorro podem ser fundamentais para o seu resgate e sobrevivência na selva, uma vez que eles podem ser vistos por aeronaves que estiverem cruzando os céus próximo à região.

Para emitir os sinais não basta apenas reproduzí-los, mas alguns cuidados e medidas precisam ser tomados para que você não acabe provocando um outro acidente desnecessário.

Nos pedidos de socorro só faça uma fogueira em caso de perigo emitente de sua sobrevivência, tomando o cuidado para que a sua fogueira não se transforme num grande incêndio.

Nessa altura do campeonato você já está tão tranquilo que não se desespera mais à toa. Já tem também sua rota definida e sabe como acender uma fogueira, como obter água e alimentos, e ainda aprendeu alguns outros "macetes" ao longo da sua estada na selva. Agora será muito importante começar a enviar sinais utilizados em resgates aéreos e torcer para ser visto por aeronaves que estiverem cruzando os céus da região. Sua sorte é que você se lembra da maioria dos sinais que decorou no curso de sobrevivência na selva, bem como as medidas que precisará tomar para ser encontrado! Os seis passos a seguir serão essenciais para o seu resgate na selva:

 
Passo 1: deixe alguém avisado sobre a sua rota. Se você fizer parte de um grupo, o ideal é que algumas pessoas se desloquem para buscar ajuda, enquanto o restante do grupo aguarda a chegada de socorro. Neste caso, o grupo que sair à procura de ajuda deverá deixar alguém do outro grupo avisado sobre o seu destino - para o caso de não conseguirem alcançar a rota determinada.
 
Passo 2: a fumaça é um indício de presença humana no local. Entretanto elas precisam ser acesas com muito critério e cuidado, para que não haja um acidente maior, uma vez que elas podem se transformar num grande e perigoso incêndio. Algumas medidas devem ser tomadas para acender uma fogueira na selva:
  • procure uma clareira para abrigar sua fogueira;
  • distribua diversas fogueiras num raio de 50 a 100 metros, de forma que possam ser rapidamente acesas no momento oportuno;
  • retire toda a vegetação próxima para evitar que o fogo se alastre;
  • para produzir fumaça negra utilize óleo ou pedaços de borracha;
  • para produzir fumaça branca utilize folhas verdes ou musgos. 
Passo 3: preste atenção no vento antes de acender o seu fogo. Os dias sem vento são mais propícios para emitir um sinal de fumaça que indique a sua localização. É importante observar o vento, pois seu sinal pode ser disperso numa ventania, emitindo apenas um sinal geral.
 
Passo 4: guarde os sinalizadores para quando avistar um avião. Para que o seu sinalizador torne-se mais visível no ar, amarre-o em uma vara bem comprida, colocando-a no local mais alto e exposto que encontrar.
 
Passo 5: utilize os raios solares para chamar a atenção. O sol poderá ser um grande aliado para emitir sinais de resgate aéreo. Se você tiver um espelho poderá usá-lo para refletir os raios do sol e chamar a atenção de aeronaves. Ao utilizar esse tipo de recurso você deverá lampejar o reflexo do sol num vai-e-vem espaçado, pois ao focalizá-lo constantemente, seu clarão poderá ofuscar a visão de algum piloto de avião.
 
Passo 6: utilizando sinais terrestres internacionais. No momento em que tiver atraído a atenção de alguma aeronave, você poderá emitir os sinais terrestres internacionais, que são claramente entendidos na transmissão de mensagens. Conheça alguns desses sinais nas tabelas abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
  
Importante
 
 
"Para sobreviver evite estar no lugar errado na hora
errada, mas se for inevitável ou necessário,
pelo menos não seja a pessoa errada"

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: /www.pacotefacil.com.br

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário